SAIBA COMO ACOMPANHAR PERÍCIA TÉCNICA NA RECLAMADAS

Olá Leitores, tudo bem?

Essa mensagem de hoje é para te ajudar a não ter problemas na hora de acompanhar uma perícia técnica do seu cliente que busca a insalubridade ou periculosidade na ação e diminuir os riscos da sucumbência na perícia e no pedido.

Nos termos do art. 195 da CLT, o juiz deve designar a perícia caso seja discutida a existência de ambiente insalubre ou perigoso.

Existem dois momentos no processo que o juiz pode determinar a perícia sendo o primeiro através de um despacho ao receber a petição inicial e intimar a reclamada pra apresentar defesa.

O segundo momento pode ser na audiência inicial ou UNA onde o juiz nomeia o perito e já designa a data da perícia.

O recomendável é não ingressar com a ação pelo rito sumaríssimo se vai precisar de perícia, porque nesse rito, as audiências são UNA e na prática os juízes não fracionam esse tipo de audiência.

Caso você faça o pedido de insalubridade ou periculosidade e o juiz não designar a perícia, peticione nos autos pedindo a reconsideração do despacho por força do próprio art. 195 em que o juiz não pode deixar de designar um expert caso seja discutida a insalubridade e periculosidade nos autos.

Se isso ocorrer na audiência peça para constar seus protestos na ata. Se o juiz negar de constar o protesto, grave a audiência e peça novamente para registrar a negativa do juiz.

Nomeado o perito e designada a data, você envia os quesitos técnicos diretamente ao perito e junte o e-mail nos autos.

No dia da perícia, você advogado do reclamante pode acompanhar e eu recomendo que vá, pois pode o reclamante falar diretamente para o perito o que realmente acontecia no seu dia a dia sendo que as vezes ele pode ter esquecido de te falar algo importante no dia da entrevista no seu escritório.

O perito leva muito em consideração o que o reclamante narra durante a perícia. Instrua seu cliente para não sair de perto do perito e responder com detalhes o que ele pergunta.

Mas não se preocupe, que se você quiser saber mais sobre como acompanhar uma perícia e o que fazer quando a empresa impede o advogado e participar, assista um vídeo que o nosso parceiro Dr. Tiago Pereira gravou dando mais detalhes.

Se você gostou dessa dica eu quero te convidar para a 1ª Semana de Prática Trabalhista de Acordo com a Reforma que eu vou promover no dia 27/02 até dia 06/03 com dicas como essa.

Dr. Tiago Pereira vai lhe mostrar como ter renda ativa no seu escritório em 6 meses atuando na área trabalhista. Vai lhe ensinar também como liquidar os pedidos no rito ordinário como horas extras, dano material, insalubridade, periculosidade entre outros.

Para você se inscrever, basta clicar no link abaixo:

 

INSCREVA-SE AQUIReceba o link de Inscrição Diretamente em seu MESSENGER
arrow

 

Todos que participarem irão ganhar um presente especial e preparado de forma estratégica pra você superar alguns desafios que a reforma trouxe para advocacia trabalhista.

Será um evento 100% online e 100% gratuito com dicas que você raramente vai ver nos livros ou em alguns cursinhos.

Nos vemos em breve!

Um forte abraço,

Mário Carvalho

Carreira do Advogado

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
TERMOS DE USO E SERVIÇO